18 de agosto de 2012

Deus pode perdoar os demônios?




Essa questão vai e vem... Então decidimos brevemente expô-la aqui. Para não correr o risco de cometer erros, procuraremos beber dos ensinamentos do exorcista Pe. Jose Fortea.

O estudioso no caso nos diz: “No ano 543 o Papa Virgílio proclamou: “Se alguém diz ou pensa que o castigo dos demônios ou dos homens ímpios é temporário em algum momento terá fim, ou que dar-se-á a reabilitação ou restabelecimento dos demônio ou dos homens ímpios, seja anátema”(DS 411).

Deus pode perdoar qualquer pecado por mais grave que seja. Mas Deus não pode perdoar um demônio. Porque Deus não pode perdoar quem não se arrepende de seu pecado. Fazer tal coisa seria uma desordem, e Deus não pode cometer desordens. Como se vê o problema não está no pecado (Deus pode perdoar tudo), seno na vontade (Deus não força tudo).

Como se disse anteriormente, muita gente pensa que Deus não deveria ser tão severo e teria de perdoar os condenados. Mas pela razão já alegada, o mesmo Deus que pode criar um milhão de cosmos somente por querer. Não pode perdoar um só demônio. Deus que pde tudo não pode o impossível. E é impossível que Deus, que cria uma vontade livre depois a force.

Terrível advertência essa aos que traspassam a Lei de Deus com toda a tranqüilidade, vez ou outra, dizendo em seu coração: “Deus perdoar-me-á tudo”. Os que fazem assim desconhecem que há limite para além do qual a misericórdia de Deus dá a volta e abandona o pecador a justiça. Ou em outras palavras, para esclarecer: há um limite para além do qual a alma se endurece a tal ponto que recusa toda graça. E ali, nesse ponto, o Criador não pode fazer outra coisa senão deixar a criatura seguir seu caminho”.



E sua vida como está? Você anda nos caminhos de Deus ou nos caminhos do pecado. Que não nos esquecemos de nos questionarmos sobre isso.



Tem dúvidas sobre a fé Católica...talvez podemos te ajudar..nos envie suas inquietações para simbolosefe@hotmail.com



Deus nos abençoe hoje e sempre!

Fonte:

FORTEA, José Antônio. Summa daemoníaca: trato de demonologia e manual de exorcistas. São Paulo: Palavra & Prece, 2010. P118.

Imagem. Inferno, de Giotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão excluídas mensagens de cunho ofensivo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
PageRank