31 de março de 2012

Pe. Gabriele Amorth considera filme O EXORCISTA "positivo"


Por. Jailson Uriel Zanini
Em entrevista recente, o Padre Gabriele Amorth, afirma que o filme O Exorcista(1973) além de famoso é uma obra "espetacular e positiva", pois prestou serviço aos exorcistas.

Baseado num romance, que por sua vez é baseado num fato ocorrido em 1946, a obra traz cenas fortes, recheadas de efeitos especiais, mas o grande ápice é o ritual de exorcismo (Confira o Exorcismo - Ritual oficial). Para Amorth, o fio condutor do filme trata com grande fidelidade e realidade um exorcismo, "o fio conduto é perfeito", afirma Amorth. (Confira a entrevista (em italiano), logo abaixo abaixo - a partir 3,55 s ).

Quem é padre Gabriele Amorth?

É sacerdote da Pia Sociedade de São Paulo, é conhecido em todo o mundo como o "grande exorcista". Desde 1986 exerce esta missão em Roma, a capital do mundo católico; por isso número um do Vaticano. Nascido em 1925, em Modena, na Itália, foi ordenado sacerdote em 1954. Formado em direito, também é famoso como jornalista, devido aos inúmeros artigos publicados e também por seu programa de rádio, com cerca de 1.700.000 ouvintes (Livro Padre Pio, breve história de uma santo. Editora Palavra & Prece).

Relembre o filme

Num sítio arqueológico em Hatra, próximo a Nínive, no Iraque,o arqueologista e padre Lankester Merrin (Max von Sydow) visita uma escavaçãoonde foi encontrada uma pequena escultura de pedra de uma criatura bestial ehorrível. Merrin depois encontra uma estranha estátua de Pazuzu, que tem umacabeça similar àquela anteriormente encontrada.

Enquanto isso, Damien Karras (Jason Miller), um jovempadre da Universidade de Georgetown, começa a duvidar de sua fé ao lidar com adoença terminal de sua mãe.

Chris MacNeil (Ellen Burstyn), uma atriz que estáfilmando em Georgetown, percebe dramáticas e perigosas mudanças decomportamento em sua filha de 12 anos, Regan MacNeil (Linda Blair). A meninatem uma convulsão e demonstra poderes sobrenaturais como levitação e grandeforça. Regan fala palavrões e blasfêmias com uma voz demoníaca que ele selembra dela falando em um idioma estranho, que é de fato inglês de trás parafrente. Apesar de suas dúvidas, Karras decide pedir permissão à Igreja paraconduzir um exorcismo.

O padre Merrin, um exorcista experiente, é chamado aWashington às pressas para ajudar. Merrin e Karras tentam espantar o espíritomaligno de Regan. O demônio ameaça e agride ambos os padres, verbal efisicamente, inclusive usando a voz da mãe de Karras para perturbá-lo, e Merrintem masculina. Inicialmente, Chris pensa que as mudanças de Regan estão relacionadas à sua entrada na puberdade, mas os médicos suspeitam de uma lesão em seu cérebro. Regan é submetida a uma série de exames médicos desagradáveis que não acusam nada de anormal, e o médico recomenda Regan a um psiquiatra, a quem Reagan ataca violentamente. Ocorrências paranormais continuam a ocorrer, incluindo a cama sacudindo, barulhos estranhos e movimentos inexplicáveis.

Esgotados os recursos médicos, um dos médicos recomenda um exorcismo, sugerindo que os sintomas de Regan são resultado de uma possessão demoníaca, devendo ser resolvida por um padre. Em desespero, Chris consulta o padre Karras, uma vez que ele, além de padre, é psiquiatra. Durante o período em que Karras observa Regan, ela constantemente refere-se a si própria como o Demônio. Karras inicialmente acredita que a menina sofre de psicose, até um infarto. Karras tenta socorrer Merrin, mas ele morre. Karras entãoagarra o pescoço da menina e desafia o demônio a deixar Regan e entrar nele. Odemônio o faz, e Karras comete suicídio se jogando pela janela. Lá embaixo,devastado, o padre Dyer (William O'Malley) administra a extrema unção a Karras.

Regan, sem a presença do demônio, tem sua saúderecuperada e não se lembra de nada que aconteceu, e vai embora de Georgetowncom sua mãe.


Veja entrevista com Padre Gabriele Amorte (a partir de 3, 55s)



Fontes
AMORTH, Padre Gabriele. Padre Pio breve história de um santo. São Paulo. Palavra & Prece. 2000. 156 páginas.

Internet
http://www.youtube.com.br/ acesso em 31 de março de 2012
http://pt.wikipedia.org/ acesso em 31 de março de 2012
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão excluídas mensagens de cunho ofensivo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
PageRank