24 de abril de 2012

Católico pode fazer "Correntes de Oração"?



Serei direto na resposta. Não, o católico não deve fazer, pois esse tipo de superstição nos afasta de Deus. Vejamos o que o padre Alberto Gambarini nos diz no seu livro Católico Pode ou não pode? Por que?:









Correntes de oração

São determinadas orações impressas em folhas prometendo coisas espetaculares para quem as fizer e as divulgar para outras pessoas. juntam a essa promessa uma ameaça: "Quem não a faz é castigado". O erro desse tipo de oração está em passar a ideia de que Deus é convencido por uma simples repetição de palavras e por algumas folhas multiplicadas.

A esse respeito, Jesus tem um ensinamento: "Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais" (Mt 6,7).

Dar crédito a esse tipo de oração é acreditar que Deus castiga aquilo que não é pecado e leva a imaginar que Ele tem a obrigação de atender os pedidos de quem copiou várias vezes uma oração. Se isso é possível, Deus deixa de ser Deus para estar condicionado à vontade dos homens.

As principais condições para ser atendido por Deus são:

- oração confiante feita com o coração, e não somente com os lábios:

"invoca-me, e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignorais" (Jr 33,3).

- santidade de vida:

"Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui. Se expulsares de tua casa toda opressão, os gestos malévolos e as más conversações; se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia plena" (Is 58,9-10).

Quanto às ameaças de coisas ruins para quem quebra uma corrente de oração, o verdadeiro filho de Deus não tem esse medo. Existe uma promessa maior que toda a influência do mal: "porque escolheste o Senhor por teu refúgio. Escolheste, por asilo, o altíssimo. Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos" (Sl 90, 9-11).


Adaptação: Jailson Uriel Zanini


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão excluídas mensagens de cunho ofensivo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
PageRank