17 de maio de 2012

"Maria de Nazaré, o 'Eis-me' pleno e total ao desejo divino"

Cidade do Vaticano (RV) - Bento XVI assistiu na tarde de quarta-feira, 16, à projeção do filme ‘Maria de Nazaré’, sobre a vida da mãe de Jesus e a sua amizade com Maria Madalena.
A obra é uma co-produção de RaiFiction, Lux Vide, BetaFilm, Tellux, Bayerischer Rundfunk e Telecinco Cinema. O elenco conta atores e atrizes de vários países, como Paz Vega, Antonia Liskova, Andrea Giordana e Sergio Muñiz, com Alissa Jung, no papel de Maria.

Depois da projeção, o Papa se dirigiu aos produtores e a todos os profissionais envolvidos na realização da obra, presentes no Vaticano para compartilhar a apresentação ao Pontífice.

Depois de agradecer a todos, Bento XVI disse que narrar a riqueza de vida de uma mãe é difícil, mas o é ainda mais quando se trata de Maria de Nazaré, mãe de Jesus, filho de Deus que se fez homem.

O filme focaliza três figuras femininas que têm suas vidas cruzadas, mas que fazem escolhas profundamente diferentes. Herodíades permanece fechada em si mesma, não consegue ler os sinais de Deus e não emerge do Mal. Maria Madalena se deixa levar pelo fascínio de uma vida fácil, baseada em coisas materiais; é julgada, e o encontro com Jesus abre seu coração e muda sua existência.

Mas no centro, encontra-se Maria de Nazaré: nela, está a riqueza de uma mãe que por si, teria seu filho para sempre, mas sabe que ele é de Deus. Seu amor e sua fé são tão grandes que aceita que ele parta e realize sua missão.

Nestas três experiências, o Papa quis apresentar um paradigma de como o homem pode impostar a vida: no egoísmo, no fechamento, tendo o Mal como guia, ou sentindo a presença de um Deus que veio e que está em meio de nós, que nos aguarda com bondade quando erramos e nos pede para segui-lo, para confiar Nele.

“Maria de Nazaré – concluiu Bento XVI – é a mulher do “Eis-me” pleno e total ao desejo divino e seu reiterado “sim” diante da dor e da perda de seu Filho encontra a profunda beatitude”.
(CM)

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão excluídas mensagens de cunho ofensivo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...