12 de janeiro de 2010

Qual a diferença entre Frei e Padre?


Há gente que pergunta com freqüência sobre a diferença entre padre e frei. Qual estudou mais? Quem é mais importante? Quem é melhor?

Brincando para fazer pensar: tem frei que é padre e tem frei que não é padre. Tem padre que é frei e tem padre que não é frei. “Padre” e “Frei” são títulos como “Bacharel”, “Doutor”, etc. Vamos alinhavar isso:

Padre – vem de pater, pai em latim. É um título para o sacerdote: um homem retirado do povo para servir o sagrado, para santificar... como um bom pai de família. Ao falar em padre, normalmente se pensa em padre que trabalha numa paróquia. Pensa-se numa espécie de pai para a comunidade.

Ou se pensava?!
Frei – vem de frater, irmão, frade em latim.Frade é membro de uma congregação religiosa, homens que vivem uma mesma regra e mesmo ideal, num convento. É título do religioso. Entre si e perante os outros, os frades se chamam de “Frei”, uma abreviação de “Frade”.

Sacerdócio – ser padre – é uma vocação. Como o casamento é uma vocação. Ser religioso é outra vocação (ser Franciscano, Jesuíta, Salesiano, Redentorista, Dominicano, etc.; mais de uma dessas se chamam de freis, como título interno. Os beneditinos se intitulam de “Dom”). As duas vocações não se repelem. Colaboram. Há religiosos que também se tornam padres e há também frades (freis) que não são ordenados padres.

Chamamo-los de “Irmãos Leigos”. Dentro de um convento podem até ser superiores, assim como vocês conhecem “Freiras”, “Irmãs”, no mundo feminino, temos os “Freis”, “Irmãos”, no mundo masculino. Então, um religioso, que é ordenado padre, tem dois títulos: Padre e Frei. O grau de sacerdócio é o mesmo. Nem há diferença nos estudos: todos os padres devem ter cursos de filosofia e teologia, como base. Alguns se especializam em alguma matéria, tanto entre os chamados padres diocesanos (ou seculares) como entre os religiosos.

Fonte: Frei Félix - Fegger, OFM Santos/SP -
http://www.porciunculaniteroi.com.br/index.asp?pageURL=1335
NOticia=7
sector=0

Um comentário:

  1. Oi adorei a reportagem sobre frei e padre assim como a do escapulário, mas será que você pode me explicar por há uma luz ( ou lâmpada) vermelha em todas as igrejas, e ela nunca se apaga ou fica acesa apenas um período?
    Qual o significado dela?
    Desde já grata:
    Fernanda Janaina Leso.

    ResponderExcluir

Serão excluídas mensagens de cunho ofensivo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
PageRank